Bahia: Barreiras realiza a 1ª Plenária da 3ª Conferência Nacional de Aqüicultura e Pesca

No último domingo (05/04), a cidade de Barreiras sediou a primeira plenária da 3ª Conferência Nacional de Aqüicultura e Pesca – Etapa Estadual Bahia, uma iniciativa do Governo Federal, convocada no último dia 20/01/2009 pelo Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

Com o tema Consolidação de uma política do Estado para o Desenvolvimento Sustentável da Aqüicultura e Pesca, mais de 500 pescadores formaram grupos de trabalho (GT) e lotaram o Colégio Estadual Antônio Geraldo para discutirem as especificidades da região, abordando questões previdenciárias como aposentadoria e seguro desemprego durante o período do defeso, a invisibilidade da mulher no processo de produção do pescado, além da preservação do meio ambiente, entre outros.

As plenárias da 3ª Conferência Nacional de Aqüicultura e Pesca – Etapa Estadual Bahia, estão sendo realizadas nos territórios de identidade da pesca e o grupo de trabalho estadual está sob a coordenação do Superintendente da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Bahia (Seap/Ba), Marcelino Galo.

A representante das trabalhadoras da pesca de Macambira, Maria da Conceição Queiroz, acredita que essa conferência é uma oportunidade única para a população pesqueira porque, pela primeira vez, a voz dos pescadores está sendo ouvida.

Serão 18 plenárias distribuídas entre os territórios da pesca, buscando entender as necessidades dos pescadores e aquicultores no seu contexto, trazendo o setor para dialogar, ampliando a participação social e a descentralização dos processos de decisão. Os interessados em participar das plenárias territoriais deverão entrar em contato com escritório Estadual da Seap no 71/3444-7435.

A próxima plenária será no território Baixo Sul, no dia 14 de abril, Club Hit Mix, Taperoá – Ba.

Fonte
Keila Ramos
Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca
Escritório no Estado da Bahia
Assessoria de Comunicação
www.presidencia.gov.br/seap

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.