Bacia do Rio São Francisco


O rio São Francisco nasce no estado de Minas Gerais, e percorre 2.700 quilômetros para o Nordeste.

As principais hidrelétricas do rio São Francisco são Sobradinho, Itaparica, Paulo Afonso e Xingó produzem energia e se transformam em pólos regionais de desenvolvimento para a população.

O rio São Francisco possui 36 afluentes de porte significativo, dos quais apenas 19 são abundantes. Os principais são os da margem esquerda, os rios Paracatu, Urucuia, Carinhanha, Corrente e Grande, que fornecem cerca de 70% das águas em um percurso de apenas 700 quilômetros. Na margem direita, estão os rios Paraopeba, das Velhas, Jequitaí e Verde Grande. A bacia do São Francisco é dividida em quatro regiões: Alto São Francisco, das nascentes até Pirapora-MG; Médio, entre Pirapora e Remanso-BA; Submédio, de Remanso até a Cachoeira de Paulo Afonso; e, Baixo, de Paulo Afonso até a foz no oceano Atlântico.

Na Bacia do São Francisco existem várias espécies de peixes migradores, importantes para as pescarias comerciais e esportivas. Já foram identificadas 152 espécies de peixes nativos da bacia. Entre elas as mais importantes nos rios e lagoas naturais da bacia destacam-se as migradoras, curimatã-pacu, dourado, surubim, matrinxã, mandi-amarelo, mandi-açu, pirá e piau- verdadeiro, e as sedentárias, pacamão, piau-branco, traíra, corvinas, piranha-vermelha e piranha-preta.

Pode-se encontrar muitas espécies de outras bacias hidrográficas, ou mesmo espécies exóticas, entre elas os tucunarés, colocados nos reservatórios de Três Marias e Itaparica, a pescada introduzida em Sobradinho, além de diversas outros peixes colocados na bacia como experimentos de cultivo que são carpas, tilápias, tambaqui, pacu-caranha, apaiari e o bagre-africano.

Um bom local de pesca no São Francisco é na região de Bom Jesus da Lapa, na Bahia, captura-se surubins, dourados, piaus, curimbatás e matrinxãs, outras cidades como Barra e Xique-Xique oferecem bons pontos de pesca.

A melhor época é de maio a outubro, depois das cheias. Os equipamentos são varas de ação média/pesada de 5,6 a 6,0 pés, linhas de 8 a 17 libras, iscas artificiais, de superfície, meia-água e fundo. Outro bom local de pesca é em Aracaju (SE), nas corredeiras do rio São Francisco você captura surubins-pintados e dourados.

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

5 Comentários

  1. se ñ fosse esse texto tiraria 1 zero no meu trabalho vlw!!!!!!!!

  2. gostaria de obter informação, qual melhor época de pesca no baixo são francisco, nas mediações da cidade de Barra-ba. ficarei muito grato, moro em Eunápolis- ba estou a inteira disposição pra qualquer informação.

  3. eu amei esse texto muito obrigado por ter me ajudado.
    bjooss

  4. era bom colocar mais sobre o Rio São Francisco e outros rios também só q tá interessante este texto

  5. Gostaria de saber mais detalhes sobre a pesca esportiva em Xique-Xique.
    Alguém poderia me informar se há uma infra estrutura, tipo aluguel de barcos e motores, pirangueiros, pousadas, pontos de pesca, espécies de peixes, endereços telefones ou contatos via e-mail.
    Aguardo alguma informação, pois gostaria de fazer uma pescaria agora em maio de 2009, e não conheço nada da região. aguardo qualquer informação que possa me ajudar a praticar este esporte que gosto tanto… abraços…

    Clodomiro Tavares…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.