Bacia do Prata


Ela tem aproximadamente 3.100.000 de km e é composta pelas hidrovias do Tietê e do Paraná-Paraguai e neste complexo há grandes reservatórios como Jupiá, Ilha Solteira, Porto Primavera, Itaipu e Yaciretá (Paraguai-Argentina). Durante esse trajeto há vários pontos de pesca como o Pantanal Sul, principalmente no Rio Abobral, Rio Miranda, Rio Aquidauana, Rio Taquaral que ficam na região de Aquidauana, Passo da Lontra, Miranda. Na Região pode-se pescar pacus, surubins, dourados, piraputangas, piaçus e muitas outras espécies.

A melhor época para pescar na região é de março a outubro. Os equipamentos são varas médias/pesada de 6 a 6,6 libras. Iscas artificiais de meia-água e colheres. Iscas naturais: tuvira, caranguejo, minhocuçu, massas e frutos da região. Para pesca de profundidade, vara pesada. Na região há vários hotéis e pousadas para todos os gostos.

Já no Rio Paraguai há vários pontos de Pesca como em Cáceres, nessa cidade é realizado o maior torneio de pesca embarcada do mundo, o FIP – Festival Internacional de Pesca, que está nas páginas do Guiness Book of Records. Em Porto Murtinho também é um ótimo local de Pesca. Os materiais utilizados são mesmos da região de Miranda. Em Corumbá há muitos barcos-hotéis a disposição dos pescadores, é uma boa opção para alcançar os pontos mais piscosos. Há diversos hotéis e pousadas.

Em Porto Jofre (MT) há bons pontos de pesca para capturar dourados e piraputangas. Há uma variedade de hotéis, pousadas e barcos-hotéis. Informações pelo telefone (65) 345 1952. No Rio Juruena (MT) há bons locais para se fisgar peixes de escamas como bicudas, cachorras e trairões e de couro, pirararas, surubins e pintados.

A melhor época de pesca é de março a dezembro. Utilize varas médias/pesadas de 6 pés para linhas de 10 a 25 lb e iscas artificiais de superfície, meia-água e fundo. Para pesca de profundidade use equipamento extra-pesado. Informações de turismo (66) 266-2534. Outros rios do Mato Grosso bons de pesca Rio das Mortes, Rio Kuluene, Rio Liberdade, Rio São Lourenço e Rio Piquiri.

No Rio Paraná há bons locais para se pescar tucunarés, como em Pereira Barreto, Represa de Ilha Solteira, Presidente Epitácio. No Rio Grande (MG) também oferece bons resultados de pesca. Há muitas opções de peixes, principalmente na represa de Furnas.

O Rio Uruguai nasce na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina, na junção dos rios Canoas e Pelotas, e possui cerca de 1.500 quilômetros de extensão. O trecho de 625 quilômetros entre Borba e Uruguaiana é navegável. A pesca amadora ainda não é muito praticada na bacia, apesar do grande potencial.

Peixes da Bacia do Prata: abotoado, apaiari, barbado, cachara, cachorra, cachorra-facão, corvina, curimbatá, dourado, jacundá, jaú, jurupensém, jurupoca, lambari, mandi, mandubé, pacu-caranha, pacu-comum, piapara, piau, piauvuçu, pintado, piranha-vermelha, pirapitinga, piraputanga, saicanga, tabarana, traíra e tucunaré.

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.