Bacia Araguaia-Tocantins


Uns dos principais rios dessa bacia é o Araguaia, ele é piscoso e pode ser comparável aos rios do Pantanal, por causa das mais variadas espécies. Os melhores afluentes para pesca são o Javaés, Cristalino, das Mortes e Tocantins. É um lugar de beleza inimaginável, com fauna e flora fantásticas, além de uma reserva que é o Parque Nacional do Araguaia e a Ilha do Bananal. A Hidrelétrica de Tucuruí, no estado do Pará, que também faz parte dessa bacia, chega-se lá pela cidade de Marabá (PA). Nesse lago acontece o famoso TOPAM – Torneio de Pesca da Amazônia. Pode-se capturar pirararas, traíras e tucunaré.

Pode-se pescar pintados, tucunarés, jurupenséns, pirararas, filhotes, piraíbas, piranhas, barbados e muitas outras espécimes.

A melhor época de março a outubro e proporciona boas pescarias.

Os equipamentos para pesca de arremesso com iscas artificiais e naturais são varas médias, carretilha ou molinetes linha 0,40 e anzóis como tamanho entre 2/0 e 3/0 (para iscas naturais). Usar sempre um snap (grampo) para as iscas artificiais de meia-água e de superfície, spinners e colheres.

Para a pesca de fundo e de rodada utilize varas médias-pesadas, molinetes ou carretilhas e linhas 0,60 mm, anzóis entre 5/0 a 7/0 encastoados e chumbo para facilitar o arremesso e manter a isca no fundo. Para peixes de grande porte use varas para molinetes ou carretilhas com isca-chumbada de até 500 g, linha de 60 lb, e anzóis providos de empate de aço com tamanho de 12/0 ou mais. Sempre leve material pesado porque pode capturar um peixe grande. No Araguaia há muitos hotéis, barco-hotéis e pousadas.

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.