Arremesso com carretilha

A carretilha é uma das partes do equipamento do pescador mais difíceis de serem dominadas. Contudo, seu correto funcionamento não chega a ser nenhum “bicho de sete cabeças”. Com um pouco de treino e com alguns macetes, em pouco tempo já se pode usá-la com mais eficiência.

No molinete, a linha pára de sair do carretel assim que o peso arremessado toca a água. O carretel é estacionário e não traz maiores problemas, e o seu manuseio é bem mais simples. Já no caso da carretilha, o problema está, após o arremesso, no giro do carretel continuar, por inércia. Se ele não for regulado corretamente, ou mesmo parado por outros métodos, continua a soltar linha. É aí que temos a famosa “cabeleira”, o que desanima tantos pescadores.

Para evitar que isso ocorra, deve-se montar o equipamento completo, ou seja, colocar a carretilha na vara, passar a linha pelos passadores e, na ponta dela, amarrar um peso. É importante que esse peso seja o mais próximo possível do peso que será arremessado com o conjunto, para que a regulagem seja mais eficiente.

É importante também que se localize, abaixo da “estrela” da fricção, o botão que regula o eixo do carretel, que deve ser apertado até o fim. A linha deve ser recolhida, de modo que a isca fique pendurada a não mais que dez centímetros da ponta da vara, que deve ser mantida paralela ao solo, ou no máximo a 45 graus. Feito isso, é preciso destravar a carretilha e ir soltando, aos poucos, o botão de controle do eixo do carretel, de maneira que a isca desça vagarosamente.

O eixo do carretel estará devidamente regulado quando, assim que a isca tocar o chão, o carretel parar de girar. Se a carretilha tiver freio magnético, ele deve estar na posição zero durante esse processo. É importante que ele seja usado naquelas trocas de isca, em que o peso seja diferente de uma para a outra. É uma espécie de “ajuste fino” do carretel. Se a sua carretilha não o tiver, você deve regulá-la novamente para isca nova.

Sobre o autor

Escreveu 2224 artigos neste site.

5 Comentários em “Arremesso com carretilha”

  • janio Publicado em 26 fevereiro, 2009, 0:13

    legal o conteudo, comprei um equipamento de vara e carretilha e nao sabia como manejar agora ja tenhu uma noçao e fika mais facil.. e so praticar
    vai ser de grande ajuda essas dicas valeu!!

  • antonio Publicado em 27 julho, 2010, 21:22

    Boa noite meus amigos do guia da pesca.
    A dica de vocês sobre regulagem de carretilha me ajudou muito,agora vou pescar sem fazer cabeleiras.
    Bom trabalho para todos.

  • gyresse Publicado em 24 fevereiro, 2011, 20:43

    esse guia ajuda varias pessoas que estao entrando agora pro
    rumo da pesca e muito informativo para seus usuarios.

  • welisson maciel Publicado em 24 fevereiro, 2011, 20:54

    as coisas parecem bem mais facil e simples depois que voce visita esse site ele muda toda sua visao do que voce acha complicado tornando suas duvidas em certezas,certeza que faz voce gostar cada vez mais da pesca.

  • paulo Publicado em 10 dezembro, 2011, 11:27

    bom dia , eu tenho uma carritilha omega 50l da albatroz fishing e não concigo arremessar, porque?

Deixe um Comentário

Gravatar são pequenas imagens que mostram sua personalidade. Obtenha um gravatar gratuitamente!


− 1 = três

Copyright © 2014 Guia da Pesca. Todos os direitos resevados.
Hospedado e Personalizado por Aquila Host