Aracati – Pesca ilegal de lagosta, seis pessoas presas.

Vamos usar de todo o rigor para combater a pesca predatória. Nossa estratégia é usar fiscais no mar e na terra

Uma operação do Ibama em Aracati prendeu na tarde desta quarta-feira (23), seis pescadores acusados de estarem pescando lagosta no município, distante 154 quilômetros de Fortaleza. Os pescadores estavam em alto mar quando foram abordados pelos fiscais do órgão. No barco, os agentes encontraram um compressor, usado na pesca da lagosta e 300 quilos de peixe.

De acordo com o chefe de fiscalização do Ibama, Roufran Ribeiro, quando avistaram a chegada dos fiscais, os acusados lançaram ao mar toda a lagosta pescada e outros instrumentos usados para pescar o crustáceo.

Os pescadores foram encaminhados para a sede da Polícia Federal de Fortaleza e vão responder como crime ao meio ambiente, além de pagar multa que pode chegar até 7 mil reais. O barco já está no depósito do Ibama, em Fortaleza.

“Vamos usar de todo o rigor para combater a pesca predatória. Nossa estratégia é usar fiscais no mar e na terra”, destaca o chefe de operações. A fiscalização do Ibama está atuando em todo o litoral leste do Ceará.

O período de defeso da lagosta vai até o dia 1ª de maio, até lá está proibido a pesca. Segundo dados do Ibama, em 2012 foram presos mais de dez barcos com compressores, 22 mil metros de redes usados na pesca e mais de 1.250 quilos de lagosta.

Veja também

Projeto Prorobalo Unesp de Registro capacita guias de pesca

É promovida a prática da pesca amadora responsável Projeto da Unesp de Registro vem promovendo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.