Anchova no Golfo da Biscaia continua interditada


A pesca da anchova no Golfo da Biscaia, vai continuar interdita pelo menos até ao fim do ano. A decisão é da Comissão Européia e vai ao encontro dos interesses de Espanha, que detém 90 por cento dos direitos de pesca na região entre a Costa Nordeste e a costa sudoeste de França.

Quem não fica contente com a decisão é França que detém apenas 10 por cento dos direitos a pescar na zona.


Trata-se de uma derrota para o governo francês que reagiu de imediato a seguir à decisão da comissão. O ministro da Agricultura lamenta, mas para compensar o responsável anunciou um pacote de incentivos aos pescadores no valor de 15 milhões de euros.

Os pescadores franceses ficaram consternados. Os representantes sindicais consideram que é uma catástrofe para a região, que haverá conseqüências humanas dramáticas, e que os pescadores precisam de trabalhar e não de indenizações.

França tinha pedido a reabertura da pesca à anchova com cotas na ordem das 3 mil a 4 mil toneladas. De acordo com a comissão científica, o stock de anchovas adultas ainda não é suficiente para que a espécie deixe de ficar em vias de extinção.

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.