Amazônia deve ganhar plano para desenvolver pesca e aquicultura

altemir-gregolinBrasília – Um plano para estimular o desenvolvimento da pesca e da aqüicultura na Amazônia deve ser lançado em três meses pelo governo federal. A informação é o ministro da Pesca, Altemir Gregolin, que deu entrevista hoje (21) a emissoras de rádio no programa Bom dia, ministro.

Ele se reuniu ontem com o ministro de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, responsável pelo Plano Amazônia Sustentável.

“A minha visão é que a melhor alternativa para produzir proteína animal na Amazônia é com o pescado, porque preserva a floresta. Em vez de produzir boi, vamos produzir peixe. Temos espécies nobres como o pirarucu que chega 10 quilos em um ano. Você produz peixe sem derrubar uma árvore. E com a marca Amazônia, que tem muito valor de mercado internacional”, defendeu.

Segundo o ministro, haverá uma reunião com os governadores da região para que o projeto seja discutido. “Eu sei que o governador do Amazonas é muito entusiasmado com essa idéia e tenho certeza de que teremos o apoio dos outros estados”, afirmou.

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil

A minha visão é que a melhor alternativa para produzir proteína animal na Amazônia é com o pescado, porque preserva a floresta. Em vez de produzir boi, vamos produzir peixe.

Comentário do Guia da Pesca
Acertada a visão do Ministro, e que outros Estados tenham a mesma visão, e que essa produção fique a cargo de Associações formadas por pescadores artesanais ou profissionais, colônia de pescadores , etc..

Imagino um ciclo : com a aqüicultura = menor taxa de pesca de subsistência em águas interiores, diminuição acentuada da pesca predatória (inclusive na piracema), aumento do turismo de pesca, geração de empregos (guias especializados de pesca, agentes de turismo), aumento de investimentos na parte de turismo na região (pousadas, hotéis, barco hotel ) .

O Governo teria uma redução no pagamento do Seguro Desemprego ou Seguro Defeso, o que pode reverter em financiamento ( a juros baixos) para os aquicultores.

Será que deixei minha imaginação voar longe???

O que você acha? Deixe seu comentário

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.