Amazonas – Seca causa morte de milhares de peixes em Manaquiri

Seca na região do rio Manaquiri, afluente do Solimões, gera desoxigenação da água e morte dos peixes. O rio circunda a cidade de Manaquiri, no Amazonas

Seca causa morte de milhares de peixes em ManaquiriA vazante prolongada vem provocando uma mortandade de peixes no rio Manaquiri, afluente no Solimões, à margem no município do mesmo nome, incomum para o período. A falta de chuva no município, localizado a 65 quilômetros de Manaus, provocou uma seca que pode levar a Prefeitura de Manaquiri a decretar estado de emergência e a suspender as aulas devido à dificuldade de transporte das embarcações que levam os alunos às escolas. Manaquiri possui uma das maiores diversidades em espécies de peixe do Estado do Amazonas.

Há três dias, os peixes mortos emergiram subitamente. Ficaram encalhados na beira ou “boiando” no meio no rio retidos pelo vento, causando um impacto visual até mesmo para quem já está acostumado com os fenômenos climáticos da região. O forte mau-cheiro se espalhou para toda a beira, chegando na sede do município.

Durante os 40 anos que vive em um flutuante no rio Manaquiri a aposentada Lucila Tavares dos Santos, 68, diz que é a primeira vez que “vê peixe morto boiando” em pleno final de novembro, período em que deveria começar a enchente nas calhas dos rios amazônicos. Sardinha, surubim, branquinha, curimatã, tucunaré, pirarara, cuiu-cuiu. Não há espécie, das mais frágeis às mais resistentes, que não estejam sendo afetadas pela falta de oxigênio no rio. “Para a gente isso é surpresa. Já vi secar rio e vi peixe morto, mas isso aconteceu em setembro, outubro, quando estamos na vazante”, conta Lucila, moradora da comunidade Poção.

Moradores de Manaquiri, acostumados a pescar nos finais de semana, estavam desolados ontem. Félix dos Santos, 52, e a esposa, Maria Eulina dos Santos, 52, passaram a manhã tentando pescar algum peixe sobrevivente em um canal onde ainda havia oxigênio. “A gente vem sempre aqui, mas estou vendo isso pela primeira vez. Os peixes estão morrendo rapidamente”, disse Félix. O pescador Antônio Mesquita, 43, afirmou os peixes estão morrendo por falta de chuva. “Sem chuva, o rio esquenta e eles ficam sem respirar”, explicou.

Com tanto peixe morto, o cheiro é forte. Além de conviver com o odor e ficar sem os peixes, base da alimentação, os ribeirinhos ainda estão sem água para tomar banho, cozinhar e para beber. O rio que passa em frente às casas deles está contaminado pelos cardumes em decomposição.

E não há previsão de chuvas na região. Segundo os meteorologistas, a situação só vai voltar ao normal em janeiro.

fonte: A CRÍTICA

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

6 Comentários

  1. Este é o preço que estamos pagando por não respeitarmos o planeta, que está nos respondendo com pequenas catastrofes pontuais. O aquecimento global é um fato e precisamos nos preparar para as mudanças que virão.

  2. Quanto a morte dos peixes no Rio Manaquiri.

    A região passa por um período de seca atípico, a seca deveria terminar em meados de Outubro e estabilizar ate o final de Outubro, fato este que não aconteceu e ainda ocorre a vazante dos rios até os dias de hoje.

  3. Boas Salomão

    Os comentários passam pela moderação mesmo, assim evitamos palavras de baixo calão, ofensas a pessoas ou a entidades. Criticas sobre um assunto sempre serão bem vindas e liberadas.

    Quanto a ter o rabo preso.

    Temos sim, com os bons costumes, integridade, consciência e com as leis

  4. É a primeira vez que participo desse tipo de comentários, percebo que mais a frente diz que meu comentário aguarda liberação, que tipo de liberação?Entendo que de acordo com o comentário voces não o divulgam, achei que fosse um órgão de comunicação independente e e não tivessem o rabo preso com ninguém, lamentável.

  5. Até parece coisa orquestrada,todos os anos acontece a mesma coisa, e nunca vi, nem ouvi um responsável manifestar-se a respeito apresentando supostamente algum tipo de solução.Mas tenho certeza absoluta que pedem verba para tal,também como é de costume elas jamais chegarão ao seu destino. Até quando realmente teremos um Governo Homem de Verdade??????

  6. Tenho certeza absoluta que está faltando olhos do Governo no tocante aos cuidados nos rios da bacia Amazônica. Como sempre, entra e sai governos com o mesmo tom de ENGANAÇÃO. Temos que dar o troco nas eleiçôes, se tivermos vwergonha, é claro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.