Agulhão-bandeira

agulhao.jpg

Nome Popular
Agulhão-bandeira, Agulhão-vela/Atlantic Sailfish

Nome Científico
Istiophorus albicans

Família
Isthiophoridae


Distribuição Geográfica
Regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul (do Amapá a Santa Catarina).

Descrição
Peixe de escamas muito pequenas. As características mais marcantes dessa espécie são a grande nadadeira dorsal em forma de vela de barco, o que lhe valeu o nome em inglês sailfish, e o bico em forma de espada. A coloração do dorso é azul escuro, com os flancos azul amarelados e ventre prateado; apresenta faixas verticais ou séries verticais de pintas claras no dorso e nos flancos; as nadadeiras são escuras. Alcança mais de 3m de comprimento total e mais de 60kg.

Ecologia
Espécie pelágica, oceânica, podendo ser encontrada em águas costeiras, nos locais mais profundos, porém abundam nas camadas superiores da água azul, de temperatura entre 22e 28ºC. No verão aproximam-se mais da costa. Os indivíduos são solitários, mas formam cardumes durante a época reprodutiva. A dieta é constituída por vários organismos, desde peixes oceânicos, como dourados, atuns, peixe voador, e lulas, polvos e crustáceos. Para evitar predadores, costuma levantar a nadadeira dorsal. É um peixe altamente esportivo, proporcionando grandes lutas e saltos espetaculares. Não é muito comercial e dificilmente encontrado nos mercados.

Equipamentos

Na captura dessa espécie são utilizados desde equipamentos de pesca oceânica até os médio/pesados para baitcasting; as linhas podem variar entre 20 e 50 lb.

Iscas
A isca ideal é a agulha (farnangaio), mas também podem pegar em paratis, cavalinhas e lulas, usadas na modalidade de corrico. Lulas artificiais bem como plugs, também são eficientes.

Dicas
A pescaria é mais emocionante quando o peixe é localizado na superfície da água. Depois de capturado e liberado, é normal que o peixe coloque seu estômago para fora, que fica pendendo pela boca. Os peixes dessa família fazem isso como forma de se livrar de algo que os incomode, como o anzol, alga ou corda. Depois o engolem novamente sem maiores danos.

Recorde
64 Kg/ 141 lb 1 oz

FONTE= PNDPA

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

3 Comentários

  1. Olá…
    Estou trabalhando o agulhão-bandeira em parceria com o professor de Ciências, pois em inglês estamos estudando o nome Atlantic Sailfish e sua cor nas séries inicias: 2º ano, 3º ano, 4º e 5º ano. Estão muito admirados com o nosso peixe. Abraços-Cleia

  2. Boas Luan

    Grato por sua visita no site, espero que tenha ajudado, voce colocou sobre “Palestra do Escuna” , isso e algum evento ou estudo???

    Um abraço

  3. oi
    eu estou pesquisando este peixe que o nome dele é AGULHAO-VELA ou AGULHAO-BANDEIRA.Quasi ninguem conhece mais aminha palestra do escuna vai ser muito bom o AGULHAO-VELA é um peixe muito legal…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.