Agricultor familiar de Conceição comercializa pescado também para Pernambuco e Ceará

O projeto de piscicultura é integrado por 14 famílias, composto de 119 tanques rede, 18 berçários, 20 alevinários, 81 tanques de engorda

Agricultores familiares da Comunidade Poço da Pedra, em Conceição, no Vale do Piancó, começaram a comercializar a produção de peixe em cidades da região e até nos vizinhos Estados de Pernambuco e Ceará, como resultado do trabalho de assessoramento executado pelo escritório local da Emater Paraíba, empresa vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), naquele município.


O projeto de piscicultura é integrado por 14 famílias, composto de 119 tanques rede, 18 berçários, 20 alevinários, 81 tanques de engorda, com uma produção anual de aproximadamente 97 toneladas do produto, com a realização de dois círculos anuais de captura de peixes.


A coordenadora regional da Emater em Piancó, Romeria Pereira, informou que a região tem um grande potencial hídrico que poderá ser utilizado na piscicultura, garantindo renda para os agricultores familiares. Os trabalhos de assessoramento são acompanhados pelos técnicos do escritório local e coordenado pelo zootecnista Luis Nilo Ramalho Filho, que acompanha o projeto da Associação dos Produtores Rurais da Comunidade Poço da Pedra desde a sua concepção.


Além de suprir o mercado em Conceição, os piscicultores estão comercializando o produto nas cidades de Mauriti (CE) e São José do Belmonte (PE), com preço de R$ 4,50 a R$ 5,50 o quilo. “Constatamos que os pescadores estão satisfeitos com a produção do pescado”, afirmou Nilo Ramalho.


Para aproveitar o potencial hídrico do Vale do Piancó, em junho do ano passado, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e suas vinculadas Emater e Empasa, com o apoio da Secretaria Executiva da Agricultura Familiar (Seaf), realizou treinamentos para piscicultores da região.


Os cursos para 30 piscicultores ocorreram nos municípios de Olho D’água, de Emas e em Catingueira, onde também existe um potencial hídrico que poderá ser aproveitado nessa atividade.


http://www.folhadosertao.com.br

Veja também

Projeto Prorobalo Unesp de Registro capacita guias de pesca

É promovida a prática da pesca amadora responsável Projeto da Unesp de Registro vem promovendo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.